IESol e Museu da Computação realizam Arpatec em Porto Amazonas

Data: 10/07/2017

Por: Lillian Cristina Cruvinel Torres, Luciano Tozetto Silva e Victória Regina Celso Monteiro

Na tarde do último sábado (01), realizou-se o “ARPATEC: tarde de conhecimento, tecnologia e reciclagem no município de Porto Amazonas”, organizado pela Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESOL) em parceria com o Museu da Computação a Associação de Recicladores de Porto Amazonas (ARPA) e o Colégio Estadual Coronel Amazonas.

Dentro do evento aconteceram a Oficina de Robótica Educacional e a Mostra de Realidade Aumentada para crianças de 5 a 13 anos, sendo elas filhos e filhas dos recicladores da ARPA, integrantes da APAE e alunos do colégio acima citado. Ao mesmo tempo, ocorreu uma oficina de Inclusão Digital para jovens e adultos direcionada aos trabalhadores da reciclagem. As oficinas da área de Informática foram ministradas pelos alunos dos cursos de Engenharia de Computação da UEPG, os quais fazem parte do projeto extensionista Museu da Computação da UEPG.

A oficina de Robótica Educacional teve como objetivo debater o descarte de lixo eletrônico e o respeito ao meio ambiente e, no momento de prática, como aproveitar esse material na construção de robôs. Já a Mostra de Realidade Aumentada incentivou os participantes a interatividade, pois extrapola a tela do computador inserindo objetos virtuais no ambiente físico. As atividades incitam a criatividade das crianças, melhoram a autoestima e podem ainda, despertar o interesse delas em futuros estudos na área da Informática.

Para os adultos, a oficina permite a aprendizagem de comandos básicos na utilização dos computadores e a inclusão destes no mundo virtual, onde poderão utilizar mecanismos de busca na internet, como por exemplo, de bulas de medicamentos, rotas rodoviárias e sites de interesse.

Com as atividades pretende-se aproximar a comunidade da universidade, dar visibilidade à ARPA e às questões ambientais, relacionadas à separação e destino dos resíduos na cidade de Porto Amazonas e ressaltar a importância do conhecimento tecnológico.

Esta ação foi patrocinada pela Petrobrás através do projeto “Fortalecimento da Economia Solidária nos Campos Gerais” coordenado pelo professor Luiz Alexandre Gonçalves Cunha da IESol/UEPG.

Oficina de Inclusão Digital.

Oficina de Robótica Educacional.