Universidade Sem Fronteiras


usfLogo

        O Projeto Universidade Sem Fonteiras - Vivenciando a Economia Solidária: Apoio aos empreendimentos econômicos solidários em Ponta Grossa e região tem como objetivo promover o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários apoiados pela IESol.

        O público-alvo do projeto são trabalhadoras e trabalhadores assentados da reforma agrária, catadores de materiais recicláveis, artesãs; usuários de serviços de saúde mental as quais têm um traço comum por estarem em diferentes níveis de vulnerabilidade social. Estes beneficiários estão organizados em grupos nos municípios de Ponta Grossa, Castro, Porto Amazonas e Irati e município participantes da REDP – Rede de Educação Popular do Paraná com sede neste último município. O projeto terá como beneficiários diretos cerca de 90 famílias e indiretamente um público de 450 pessoas.

        A execução do projeto pela equipe de técnicos e estagiários da incubadora se dá através de metodologia participativa com estímulo a ações que promovem o ensino-aprendizagem dos sujeitos envolvidos em todas as etapas, tanto alunos, professores, técnicos e beneficiários; realização de diagnóstico participativo; formações em economia solidária; assessorias técnicas relacionadas as demandas dos grupos, promoção e fortalecimento de feiras de comercialização dos produtos, apoio a articulação entre produtores e consumidores, realização de rodas de conversas com os membros dos grupos, exposições, eventos, reuniões e divulgações em meios digitais. A formação e divulgação dos princípios de economia solidária, são realizadas por meio de cursos de extensão, palestras para alunos do ensino fundamental e superior. A reflexão acadêmica será concretizada através da produção de artigos científicos, apresentação de trabalhos e participação em eventos de ensino, pesquisa extensão.